domingo, 4 de julho de 2010

Margaret Mee




Margaret Mee desperta o fascínio de todos com seus desenhos muito bem acabados, e que são retratos fieis da nossa natureza, nossa flora principalmente.

Ela nasceu em Chesham, 1909 e morreu na Inglaterra em 1988, estudou arte em Londres , recebendo o diploma de pintura e design em 1950 . Mudou-se para o Brasil com Greville, seu segundo marido, em 1952 para ensinar arte na Escola Britânica de São Paulo , começou apenas como botanista apaixonada pela flora da bacia Amazônica e se transformou em uma das maiores defensoras do nosso sistema ecológico. Essa paixão pela flora amazônica foi associada ao gênio da pintura em aquarela, que passou a ser usada para retratar nossa flora apartir de 1964 onde retratou as plantas que viu e colecionando algumas para posterior ilustração. Criou quatrocentas pranchas de ilustrações em guache, quarentas sketchbooks e quinze diários.

Nas quinze expedições que fez nos trinta e dois anos que só se dedicou a isto, ao mesmo tempo que conseguiu um incrível registro das maravilhosas flores únicas e exóticas da região, ano após ano se estarrecia cada vez mais com a destruição sistemática desta incomparável herança da natureza. Cada vez que viajava por áreas onde estivera em anos anteriores, e fizera seus deslumbrantes registros em pinturas, ficava consternada ao perceber o quanto da flora que ali estivera já fora destruída .

Nenhum comentário: